Fotos: Vinicius Becker (Diário)
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) inaugurou, nesta quarta-feira (12), o Laboratório de Controle Tecnológico, em Santa Maria. O espaço foi criado para garantir mais qualidade nas obras de repavimentação e manutenções realizadas nas cidades atendidas pela companhia na Região Central. O laboratório funcionará junto à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no Bairro Lorenzi.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Com a nova estrutura, será possível analisar e testar materiais usados em pavimentações, aterros e aberturas de valas, etapas que fazem parte tanto das obras de implantação de redes coletoras de esgoto quanto dos serviços de manutenção da rede. O objetivo é assegurar que o processo e a matéria-prima atendam aos padrões técnicos exigidos.

O início oficial desse trabalho ocorreu após a solenidade de inauguração, que contou com a presença de funcionários da Corsan e de autoridades como o prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSD). Ele esteve na cerimônia ao lado do secretário municipal de Serviços Públicos, Rui Fabrin. Uma visita guiada pelo espaço também foi realizada ao final dos pronunciamentos.
De acordo com Tatiana Calmon da Silva, coordenadora de Controle Tecnológico da Corsan, o laboratório permitirá a realização de uma série de ensaios e medições antes, durante e após as obras.
– Aqui vamos fazer ensaios de caracterização de solo, betume e asfalto. Esses testes nos permitem verificar a granulometria do material e avaliar sua compactação e resistência. O grau de compactação ideal, conforme as normas técnicas, é de 95% – explica.

A coordenadora destaca o impacto do trabalho na rotina da comunidade:
– Ter um laboratório de solos e asfalto aqui em Santa Maria abre um leque enorme de possibilidades para o controle tecnológico. Isso garante mais qualidade e durabilidade nas obras, evitando o chamado recalque, que é o afundamento do solo quando não há compactação correta – afirma.
Para a gerente institucional da Corsan na região, Andréia Zanini, a inauguração representa um avanço importante na qualificação técnica das obras. Embora esteja localizado em Santa Maria, a estrutura vai atender 77 municípios da Região Central.
– É uma estrutura que dá ainda mais respaldo ao controle de qualidade das pavimentações. Tanto nas obras de expansão, como as de esgotamento sanitário, quanto nas manutenções, o laboratório vai nos ajudar a garantir que o pavimento entregue tenha qualidade e durabilidade, evitando problemas de mobilidade e trânsito – destaca.

Leia também: